Musicalização é a ação de tornar o indivíduo sensível e receptível aos fenômenos sonoros, ou seja, perceptível aos tipos de som e seu universo (discos, canções instrumentos, entre outros), a criatividade, a coordenação motora, a lateralidade, a concentração, a lógica e a estética.
Historicamente, muito se tem questionado sobre o papel das artes na vida humana e nas sociedades. Independentemente dos motivos de natureza sociológica, é preciso levar em conta que a arte tem servido ao ser humano para expressar seus sentimentos, e isso é o que mais conta. A música, em especial, exerce um papel importante nessa conceituação, porque é uma das mais importantes e antigas formas de expressão humana da sociedade, que por si só justifica sua presença no contexto educacional.
As crianças da Creche Escola Allan Kardec, durante as aulas de música, que são realizadas semanalmente, tomam contato com as letras do alfabeto, as cores, nome dos animais, números, lateralidade, tempo e espaço, dentre outros, além de conteúdos musicais como altura (grave, médio e agudo), intensidade (volume), timbre, (som de cada instrumento ou voz), andamento (música rápida ou lenta), melodia, movimentos corporais de acordo com o ritmo e as letras das músicas.
O benefício desse momento criativo deve prevalecer sobre os conteúdos. O descobrir processos, pesquisar sons, combinações rítmicas, melódicas e até harmônicas constituem para a criança um grande prazer e satisfação.
A música na vida da criança é muito importante, pois desenvolve a percepção de modo geral, desperta a criatividade, revela valores éticos e estéticos, aguça a sensibilidade individual, a torna mais extrovertida e passa a comunicar-se com maior naturalidade com o mundo exterior.
Uma criança saudável não é apenas aquela que tem o corpo nutrido e limpo, mas aquela que pode utilizar e desenvolver o seu potencial biológico, emocional e cognitivo, próprio da espécie humana, em um dado momento histórico e em dada cultura.
Até a próxima!
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