sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade.

Assim a Psicopedagoga Voluntaria, está realizando atendimentos com crianças da CEAk, que foram identificadas pelas professoras e Coordenadora Pedagógica com problemas de agitação, falta de concentração, agressividade, limites, entre outros. Nesses atendimentos e dependendo de cada caso, a Psicopedagoga está aplicando diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de intervenção e o que poderá estar causando estes problemas. Para isso está sendo utilizados recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias e outras situações que forem oportunas.

A criança, muitas vezes, não consegue falar sobre seus problemas e é através dessas atividades que ela poderá revelar ou sinalizar a causa de sua dificuldade. É através dos jogos que a criança adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder, desenvolve o raciocínio, aprende a se concentrar e adquire maior atenção. É como diz a canção do grande compositor Milton Nascimento:
 “Há que se cuidar do Broto para que a vida nos dê flores e frutos.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário